quinta-feira, 23 de agosto de 2012

MUSICA

Até o seculo XIX, Portugal foi a porta de entrada para a maior parte das influências que construíram a música brasileira, erudita e popular, introduzindo a maioria do instrumental, o sistema harmonico, a literatura musical e boa parcela das formas musicais cultivadas no país ao longo dos séculos, ainda que diversos destes elementos não fosse de origem portuguesa, mas genericamente europeia. A maior contribuição do elemento africano foi a diversidade ritimicas e algumas danças e instrumentos, que tiveram um papel maior no desenvolvimento da música popular e folclórica, florescendo especialmente a partir do seculo XX. O indígena praticamente não deixou traços seus na corrente principal, salvo em alguns gêneros do folclore, sendo em sua maioria um participante passivo nas imposições da cultura colonizadora.

Com o importante influxo de elementos melódicos e rítmicos africanos, a partir de fins do século XVIII, a música popular começa a adquirir uma sonoridade caracteristicamente brasileira. Na música erudita, contudo, aquela diversidade de elementos só apareceria bem mais tarde. Assim, naquele momento, tratava-se de seguir - dentro das possibilidades técnicas locais, bastante modestas em relação aos grandes centros europeus ou mesmo em comparação com o Mexico e o PERU - o que acontecia na Europa e, em grau menor, na América espanhola. Uma produção de caráter especificamente brasileiro na música erudita só aconteceria após a grande síntese realizada por Villa Lobos, já em meados do século XX.


                        EM QUE À MUSICA AJUDA NOSSAS CRIANÇAS 


A musica tem muita influência sobre o desenvolvimento dos pequenos. Pesquisas mostram que crianças que vivenciam música desenvolvem partes do cérebro que estão relacionadas com o processamento da linguagem e da razão. "A música atua como uma forma de relaxamento, auxiliando na desinibição. Além disso, contribui significativamente para o envolvimento social, pois desperta noções de respeito e ajuda a desenvolver autonomia nas atividades habituais das crianças", afirma Julien de Oliveira, professora de piano e musicalização infantil do Conservatório Musical Souza Lima.
Escolas de música estão se especializando no trabalho com crianças. Acredita-se que o estímulo musical pode ser desenvolvido desde o nascimento.

Outras pesquisas mostram que é possível reconhecer predisposições das crianças para diversas áreas, inclusive para música. "Quando o pequeno demonstra certa facilidade em discriminar sons, perceber temas musicais, texturas e timbres, produzir e ou reproduzir música, entre outras, podemos reconhecer seu talento musical", explica Julien . "A musicalidade e a musicalização são inerentes a todo ser humano, mas apenas uma parte da população a desenvolve".


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