Até o seculo XIX,
Portugal foi a porta de entrada para a maior parte das influências que
construíram a música brasileira, erudita e popular, introduzindo a
maioria do instrumental, o sistema harmonico,
a literatura musical e boa parcela das formas musicais cultivadas no
país ao longo dos séculos, ainda que diversos destes elementos não fosse
de origem portuguesa, mas genericamente europeia. A maior contribuição
do elemento africano foi a diversidade ritimicas e algumas danças
e instrumentos, que tiveram um papel maior no desenvolvimento da música
popular e folclórica, florescendo especialmente a partir do seculo XX. O indígena praticamente não deixou traços seus na corrente principal, salvo em alguns gêneros do folclore, sendo em sua maioria um participante passivo nas imposições da cultura colonizadora.
Com o importante influxo de elementos melódicos e rítmicos africanos, a
partir de fins do século XVIII, a música popular começa a adquirir uma
sonoridade caracteristicamente brasileira. Na música erudita, contudo,
aquela diversidade de elementos só apareceria bem mais tarde. Assim,
naquele momento, tratava-se de seguir - dentro das possibilidades
técnicas locais, bastante modestas em relação aos grandes centros
europeus ou mesmo em comparação com o Mexico e o PERU - o que acontecia na Europa e, em grau menor, na América
espanhola. Uma produção de caráter especificamente brasileiro na música
erudita só aconteceria após a grande síntese realizada por Villa Lobos, já em meados do século XX.
EM QUE À MUSICA AJUDA NOSSAS CRIANÇAS
A musica
tem muita influência sobre o desenvolvimento dos pequenos. Pesquisas
mostram que crianças que vivenciam música desenvolvem partes do cérebro
que estão relacionadas com o processamento da linguagem e da razão. "A
música atua como uma forma de relaxamento, auxiliando na desinibição.
Além disso, contribui significativamente para o envolvimento social,
pois desperta noções de respeito e ajuda a desenvolver autonomia nas
atividades habituais das crianças", afirma Julien de Oliveira,
professora de piano e musicalização infantil do Conservatório Musical
Souza Lima.
Escolas de música estão se especializando no trabalho
com crianças. Acredita-se que o estímulo musical pode ser desenvolvido
desde o nascimento.
Outras pesquisas mostram que é possível
reconhecer predisposições das crianças para diversas áreas, inclusive
para música. "Quando o pequeno demonstra certa facilidade em discriminar
sons, perceber temas musicais, texturas e timbres, produzir e ou
reproduzir música, entre outras, podemos reconhecer seu talento musical",
explica Julien . "A musicalidade e a musicalização são inerentes a todo
ser humano, mas apenas uma parte da população a desenvolve".
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