Motores de combustão interna
Em 1867, Nikolaus
August Otto, um engenheiro Alemão, desenvolveu o ciclo "Otto" de quatro tempos,
que é largamente utilizado em transportes até nos dias de hoje.
O motor a diesel
surgiu em 1892 com outro engenheiro alemão, Rudolph Diesel. O motor a diesel é
projetado para ser mais pesado e mais potente do que os motores a gasolina e
utiliza óleo como combustível. Eles são usados em máquinas pesadas, locomotivas,
navios, e em alguns automóveis.
A válvula de entrada de ar abre no tempo preciso
para permitir a entrada de ar (misturada ao combustível) no cilindro. A válvula
de escape abre no tempo preciso para permitir que os gases deixem o cilindro. A
vela dá ignição da mistura no cilindro, o que cria a explosão. A força da
explosão é transferida ao pistão. O pistão desce e sobe em um movimento
periódico. A força do pistão é transferida através da manivela para o eixo de
transmissão.
Admissão:
Na admissão, a válvula de entrada de
ar/combustível é aberta. O pistão desce.
Compressão:
Após o pistão chegar ao nível mínimo, ele começa
a se mover para cima. Quando isto acontece, a válvula de entrada de
ar/combustível fecha. A válvula de escape/exaustão também está fechada, de modo
que o cilindro está selado. O pistão comprime a mistura. Em alguns motores de
alta compressão, o fluido chega a ser comprimido a 1/10 do volume
inicial. A pressão aumenta e a temperatura também.
Combustão:
Quando o pistão chega ao nível máximo a vela
solta uma faísca. O sistema de ignição dá uma alta voltagem para a vela, que
possui dois pólos de eletricidade muito próximos, originando a fagulha. A faísca
leva à combustão da mistura, e a pressão aumenta até cerca de 600 psi
(psi = libras por polegada) em um motor de automóvel. Com tamanha pressão, o
pistão é forçado a descer ao longo do cilindro. Através da manivela a potência
desse impulso é transferida à transmissão.
Exaustão:
Quando o pistão chega ao fundo, a válvula de
exaustão abre e o pistão move-se para cima de novo, eliminando os gases
queimados. Quando o pistão chega em cima, começa de novo o processo de admissão
da mistura. O ciclo se repete.
O motor a diesel:
O motor a diesel não é muito diferente. Só que o
combustível não é misturado ao ar durante a admissão. Somente o ar é comprimido
na fase de compressão. Em geral, a taxa de compressão chega a 22.5 para
1, elevando a pressão para 500 psi no final da fase de compressão.
O óleo diesel é injetado no cilindro no final da fase de compressão. No processo
de compressão o ar chega a temperaturas de 500 graus celsius. A
temperatura é alta o suficiente para espontaneamente iniciar a combustão do óleo
injetado. A alta pressão na explosão força o pistão para baixo como no motor a
gasolina.
A maioria dos motores de combustão interna possuem pelo menos quatro cilindros. Existe sempre pelo menos um cilindro na fase de combustão e ele empurra os outros cilindros para as outras fases.
PARA QUE SERVEM OS CURSOS DE CAPACITAÇÃO
Oferecer condições
necessárias para que este público possa se descobrir como protagonista
de sua própria história, o trabalho busca ocupar o tempo ocioso de
crianças e adolescentes, contribuindo com a prevenção às situações de
vulnerabilidade social, reduzindo o risco de consumo de drogas, o
envolvimento em situações de violência,
contribuindo para bons cidadãos sejam formados.
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